-
Arquitetos: Thumbimpressions
- Área: 280 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Nikhil Patel
Conceito. "Yoga shala" foi concebido para facilitar o encontro de praticantes de yoga, oferecendo um espaço claro, fluido e livre com um vão de cerca de 24 metros. Como a prática de Hatha Yoga emprega força mínima para atingir uma postura, incutindo assim uma sensação de leveza no corpo, a arquitetura também usa bambu espaçado em um sistema que exemplifica sua leveza, enquanto ainda se estende significativamente.
A forma deriva da sincronização da natureza ascendente do membro de tensão e da natureza descendente do membro de compressão do mesmo material. Uma interpretação físico-espacial do conceito yogue de Prana (a força vital na respiração) é expressa por meio dessa alternância. Como os opostos - Purak (inalação) e Rechak (exalação) estão harmonizados no Kumbhaka (retenção), similarmente, as curvas alternadas para cima e para baixo no volume, entram em um equilíbrio estrutural.
A escolha do bambu é uma das características distintivas deste projeto, que pretendia apresentar sua dimensão profundamente expressiva como material do futuro. O seu uso também visa servir a dois outros propósitos. Em primeiro lugar, aumentar a sua utilização em detrimento do uso excessivo de tijolo em edifícios. Em segundo lugar, incentivar a diversidade no uso deste material e, de forma mais geral, materiais naturais na construção de edifícios, como estratégia para uma vida consciente na Terra.
Construção. O escritório responsável pelo projeto envolveu artesãos de áreas remotas de Bihar, Madhya Pradesh e Gujarat e os treinou em trabalhos altamente qualificados. Isso garante o envolvimento contínuo e a atualização de suas habilidades para expandir ainda mais as preocupações sociais realizadas por meio de atualização técnica e ampliação de oportunidades. No entanto, esta visão empática está associada a um profundo compromisso com a qualidade e os resultados profissionais. A equipe de artesãos de bambu deste projeto vem das regiões tribais do sul de Gujarat. Os artesãos envolvidos já trabalhavam com bambu proveniente das florestas da região. A relação com esta equipe começou há cerca de 7 anos e tem se fortalecido e expandido continuamente. No total, cerca de 15 artesãos com habilidades variadas trabalharam durante três meses e meio para construir essa estrutura.